SOBRE NÓS
O projeto “Vamos Marmitar” surge para dinamizar uma cultura de alimentação saudável,promover a saúde e o bem-estar dos nossos clientes. Pretendemos faze-lo não só através da venda, mas também através da distribuição de refeições saudáveis. Disponibilizamos também informações sobre tudo aquilo que cada um necessita de saber para comer de forma saudável e equilibrada e destacamos a importância dos produtos frescos e naturais na nossa alimentação, como cuidar melhor do nosso corpo.
A palavra saudável vem do latim (latim vulgar: salubile) e significa conservação da vida, cura e bem-estar. Já dizia Hipócrates, considerado o pai da medicina, “…Que o seu remédio seja alimento e que o alimento seja o seu remédio.” Esta frase prova que desde há muito sabemos que a comida saudável traz bem-estar físico, o que é essencial para o nosso bem-estar psíquico. Hoje, quando se fala de comida saudável, associa-se a natural, orgânico, integral, etc. O nosso objetivo é abordar o tema de forma simples, passar da teoria para a prática, como poderá comprovar no nosso menu.

NÃO CONFUNDIR

Falar de comida saudável não é sinonimo de perda de peso. É falar dos nutrientes contidos em cada alimento e das combinações que podemos colocar nos nossos pratos. Há alimentos que, de imediato, sabemos que são saudáveis, tais como os alimentos orgânicos (produzidos sem químicos) e os alimentos integrais (cereais inteiros, ricos em fibras) e naturais (sem transformação industrial). São estas as categorias de alimentos ótimos para a saúde, sem termos necessidade de falar em calorias e/ou gorduras.
O QUE  PRECISA DE SABER
VANTAGENS
DA COMIDA SAUDÁVEL
Comida saudável não está, necessariamente, ligada à perda de peso, no entanto, uma dieta saudável associada ao exercício físico permite-nos atingir um estado de eutrofia, ou seja, uma faixa de estado nutricional ótima. 
Os vegetais são ricos em antioxidantes e estes combatem os radicais livres que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce. Os alimentos saudáveis devem conter menos sal, menos açúcares e menos gordura o que previne problemas cardiovasculares e diabetes. 
Ao falar de hidratação tende-se a pensar em bebidas, no entanto, uma grande parte da àgua que ingerimos provém dos alimentos tais como frutas e legumes, por exemplo: 
Nozes, castanhas e amêndoas são exemplos de alimentos que contribuem para o aumento de resistência ao stress e são bons para a nossa memória porque contêm magnésio e cobre. 
Cálcio: precisamos de 1000 a 1200mg, podemos obter do gergelim, tofu ou couve);
Ferro: necessitamos de 18mg diariamente, fontes: leguminosas de folha verde escura (couve ou espinafre), grãos integrais; 
Zinco: necessitamos de 8 a 11mg por dia, encontramo-lo nas ervilhas, beterraba, grãos integrais e nozes; 
Magnésio: dose ideal de 320 a 420 mg: hortaliças, tofu, nozes e cereais integrais; 
Fósforo: necessitamos de 700mg por dia, está presente nas castanhas e em alguns vegetais; 
Hidratos de Carbono: importantes para o cérebro, medula óssea, nervos e glóbulos vermelhos (a organização mundial de saúde defende que os HD devem representar 45℅ /65℅ das calorias a ingerir diariamente); 
Proteínas: importantes para os músculos, hormonas, enzimas e anticorpos e devem representar 10 a35℅ das calorias ingeridas em cada dia; 
Gorduras: são as principais fontes de energia para o organismo, ajudam a compor as estruturas das células e transportam algumas vitaminas devem constituir de 25 a35℅ da ingestão diária de alimentos. 
ABRIU O APETITE?

Consulte os nossos menus abaixo.

EQUILÍBRIO
Uma alimentação equilibrada significa ingerir comida saudável mas em doses certas. A forma mais fácil de abordar este tema é através da clássica pirâmide alimentar (elaborada a pensar nos alimentos de consumo mais prático). Ver tabela seguinte.
LARANJA
Uma unidade
ABACAXI
Uma fatia
BANANA
Uma unidade
MAÇÃ
Uma unidade
FEIJÃO
Uma concha
GRÃO-DE-BICO
Uma concha
QUINOA
Três colheres 
ALFACE E OUTRAS FOLHAS 
Sem restrições 
NOZES
Duas unidades 
AMÊNDOAS
Doze unidades
CASTANHAS DO PARÁ
Duas unidades
ABÓBORA OU CENOURA
Duas colheres
ARROZ
Quatro colheres
SUPERFOOD
Superfood é um conceito que integra alimentos com características especiais que fazem muito mais do que saciar a fome, trata-se de alimentos que ajudam a perder peso, a retardar o envelhecimento ou que são excelentes fontes de energia porque contêm, naturalmente, alguns nutrientes especiais em grandes quantidades.
Açaí (Euterpe: De coloração roxa, contém uma quantidade excecional de antioxidantes naturais;
Cacau em pó: (considerado o rei dos flavonoides) conhecido regulador da tensão arterial;
Chia: Rica em ómega 3 que atua como anti-inflamatório;
Quinoa: Contém aminoácidos essenciais e pode substituir o arroz.

Exemplo de um cardápio saudável para um dia:


Pequeno-almoço: Pudim de Chia feito com leite vegetal, podendo adicionar o cacau em pó ou em Nibs e, assim, usufruir de todos os benefícios que acima referimos da superfood. (sugerimos a visualização do vídeo, pudim de Chia).

A meio da manhã: Cenoura e pepino em tiras, podendo passa-las em Homus (Homus ou húmus é um alimento típico da cultura árabe feito a partir de grão-de-bico cozido e espremido, taíne (pasta feita de sementes de sésamo), azeite, suco de limão, sal e alho) e ainda aproveitar a proteína do grão-de-bico e ainda a gordura do Gergelim/Sésamo. (ver vídeo – húmus). 

Almoço:

Salada de grão-de-bico (vídeo)

Prato principal: Mistura de feijões, arroz integral com raspa de laranja e couve refogada em alho – trata-se de um prato naturalmente rico em ferro, proteínas e fibras, com feijão preto, feijão-verde e feijão-frade e é finalizado com azeite aromático de alho e folhas de louro. Com as raspas de laranja junta-se um sabor cítrico ao arroz e, para completar a couve refogada em alho que traz cor, sabor, cálcio e vitaminas.(foto do prato).

Sobremesa: Salada de frutas contendo laranja, que ajuda na absorção de alguns nutrientes presentes nos vegetais verdes escuros ou um bolo (fotos de bolos saudáveis). 
Works with AZEXO page builder
2021 © Todos os direitos reservados | Feito por wecoDEK